Conservar sua caixa de gordura é fundamental para não ter problemas como o mau cheiro ou entupimentos. Afinal, ela é indispensável para separar a gordura da água, possibilitando que a água passe por tratamento, e que a gordura seja despejada em local apropriado.
Entenda o que fazer para cuidar de sua caixa de gordura e mantê-la funcionando por mais tempo, no artigo abaixo!
Nunca use soda cáustica
É muito comum pessoas que sofrem com problemas de entupimento no ralo da cozinha utilizarem soda cáustica para tentar solucionar o problema. Acontece que ela não é recomenda, por uma série de motivos.
Primeiro porque, se você quer conservar sua caixa de gordura, ela não colabora em nada, já que seu poder de corrosão pode estragar o encanamento. Se isso acontecer, além do entupimento, haverá um problema hidráulico a ser resolvido.
Segundo, porque ela pode piorar o entupimento, uma vez que, ao se misturar com a gordura, ela pode petrificar e grudar no encanamento. Isso torna o desentupimento muito mais difícil.
E não para por aí! A soda cáustica é uma substância muito perigosa, com alto poder corrosivo. Por isso, sua utilização pode provocar queimaduras extremas. E, ainda que você esteja protegido, não está a salvo dos seus efeitos nocivos, uma vez que ela pode intoxicar através da inalação.
Entupimentos devem ser resolvidos, sempre, por empresas especializadas.
Evite jogar óleo na pia
A caixa de gordura separa o óleo da água, então por que não se pode jogá-lo na pia? Porque ela não foi feita para separar tamanha quantidade de óleo. O óleo, assim como a soda cáustica, pode petrificar, gerando “sabões” de gordura na caixa de gordura.
Assim, ele impede o seu funcionamento eficaz e pode levar ao entupimento. Se isso acontecer, a gordura irá para o encanamento, tornando muito propenso o surgimento de um entupimento.
Restos de alimentos não deve ir para o ralo
Pelo mesmo motivo acima, não se deve jogar restos de alimento no ralo, se você quer conservar sua caixa de gordura. Eles podem bloquear a passagem da água e rejeitos, fazendo com que a gordura pare na rede de esgoto.
Dessa forma, há um alto risco de alimentos causarem entupimento. A depender da gravidade do problema, há risco de a gordura voltar pelo próprio ralo da cozinha.
Feche o ralo com rede
O que você deve fazer é fechar o ralo da cozinha, utilizando uma redinha de proteção. Ela impedirá que restos de alimentos caiam sem querer na pia, reduzindo muito as chances de causar um entupimento.
Verifique se o tamanho da sua caixa de gordura está adequado
Se você mora em uma casa, provavelmente possui a caixa de gordura adequada, que serve para coletar 18 litros. Entretanto, se o seu caso é um restaurante, ou um condomínio, onde a caixa de gordura é coletiva, é preciso ter caixa dupla.
Empreendimento muito grandes solicitam caixas de tamanhos especiais, a depender da quantidade de rejeitos que despejam nelas, quando está sendo utilizada ativamente.
Limpe a caixa de gordura regularmente
Por fim, independente de quantas caixas de gordura tenham no local e de seu tamanho, a limpeza regular é fundamental. O recomendável é fazê-la a cada 6 meses, com uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.
Mas pode ser necessário adiantar a limpeza, a depender do seu uso. É muito importante seguir essa recomendação porque a caixa de gordura cheia causa um mau cheiro muito desconfortável.
Além disso, a caixa cheia pode atrair pragas urbanas, como moscas, baratas e ratos, causando também problema por infecção de doenças no local.