Como medir a saturação de oxigênio do sangue com o oxímetro

A oximetria é um teste simples e indolor capaz de medir o nível de saturação de oxigênio ou os níveis de oxigênio no sangue. 

O dispositivo de oxímetro pode perceber depressa até pequenas mudanças na eficiência com que o oxigênio está sendo conduzido para as extremidades mais distantes do coração, inclusive as pernas e os membros. Veja o modelo do medidor de saturação de oxigênio no sangue oxímetro de pulso.

O oxímetro é um irrelevante aparelho em maneira de clipe que se coalizão a uma parte do corpo, como dedos ou lóbulo da aba. 

Frequentemente, a oximetria acima de 95% indica uma ótima oxidação do sangue, porém, é preciso que o médico avalie cada caso. Uma tarifa de oxidação do sangue baixa pode mostrar a urgência de realizar tratamento no hospital com oxigênio, e pode mostrar um perigo de vida caso não seja corrigida adequadamente. 

A essencial proveito desta providência é que não é preciso realizar coleta de sangue, evitando-se picadas. Além da oximetria, esse aparelho similarmente pode ser capaz de pensar mais dados vitais, como porção de batimentos cardíacos e frequência respiratória, por exemplo.

Um oxímetro de pulso funciona passando uma gavela de luz vermelha e infravermelha a partir de um tabuleiro capilar pulsante.

O oxímetro de pulso possui um sensor de luz que capta a porção de oxigênio que passa no sangue por baixo do local no qual está a ser realizado o exame e, em poucos segundos, indica o valor. Esses sensores fazem atitudes imediatas e regulares, e são desenvolvidos para serem usados nos dedos da mão, nos dedos do pé ou na aba. 

Como funciona o oxímetro de pulso? 

O aparelho pode ser ligado a um vocação, pulso, pé ou qualquer outro setor no qual o aparelho possa ler o movimento sanguíneo. 

O equipamento funciona com base no princípio de que o sangue oxigenado possui uma coloração mais forte de vermelho-do-cafeeiro que o sangue desoxigenado, que é mais roxo-azulado. Veja outro modelo de oxímetro de pulso.

Primeiro, o oxímetro mede a soma da intensidade de ambas as tonalidades de vermelho-do-cafeeiro, representando as frações do sangue com e sem oxigênio. O aparelho detecta o pulso e subtrai a intensidade da coloração detectada no momento em que o pulso está faltando. 

Fumar pode prejudicar o resultado? 

Fumantes que utilizam o oxímetro de pulso são capazes de entregar um texto de saturação de oxigênio errada. Isto ocorre visto que o aparelho não é capaz de realizar a realce entre as células que carregam oxigênio das que carregam dióxido de carbono. Uma vez que indivíduos fumantes evidenciam propensão a entregar maiores níveis de dióxido de carbono, é possível que o valor mostrado pelo oxímetro esteja crescido, mesmo que a porção de oxigênio esteja reduzida. 

Dessa maneira, caso exista suspeita de que o valor de saturação de uma indivíduo fumista não está certo, especificamente se existirem vestígios de dificuldade respiratória, como percepção de falta de ar, canseira possível, pele pálida ou lábios azulados, é fundamental ir ao hospital para corporificar uma gasometria arterial, de modo a identificar os princípios corretos de oxigênio e dióxido de carbono. 

Como utilizar o oxímetro de modo correto 

Algumas situações são capazes de estorvar na aferição da saturação de oxigênio no momento em que o oxímetro é empregado. Os elementos são capazes de controlar na medição:

  • Unhas pintadas: interferem na aferição do aparelho, podendo entregar princípios mais baixos que de fato estão. Até mesmo cores claras são capazes de controlar. 
  • Unhas compridas: interferem no certo parecer do vocação dentro do aparelho o que, similarmente, contribuem para possíveis equívocos de aferição. 
  • Mãos geladas: no momento em que nossos dedos e mãos estão gelados, de modo consequente a vascularização está diminuída. Isto gera princípios de saturação de oxigênio de modo consequente mais baixos e, pode ser que, não condizentes com a existência. 

Se o paciente necessita aferir em casa a sua saturação de oxigênio por meio do oxímetro de vocação, ele precisa se sobreaviso com afastamento do esmalte, entristecer as unhas e preservar as mãos aquecidas.

Veja abaixo os modelos de oxímetro de pulso portátil de dedo:

Crédito das fotos

Foto por Towfiqu barbhuiya em Unsplash